INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, falaremos sobre um assunto muito importante em nossa sociedade: a música; mais especificamente, gêneros musicais. Entre diversos meios de cultura, como literatura e cinema, a música é hoje uma das mais presentes em nosso cotidiano.
Através dos anos, a música acompanhou a transformação cultural do homem, motivou novos pensamentos e se multiplicou em diversos gêneros e tipos. Observamos que cada época tem seu estilo marcante e que predomina no gosto de grande parte da população. Vimos a grande ascensão do rock and roll dos anos 50, a música hippie dos anos 60, ou as discotecas dos anos 70.
Através dos anos, a música acompanhou a transformação cultural do homem, motivou novos pensamentos e se multiplicou em diversos gêneros e tipos. Observamos que cada época tem seu estilo marcante e que predomina no gosto de grande parte da população. Vimos a grande ascensão do rock and roll dos anos 50, a música hippie dos anos 60, ou as discotecas dos anos 70.
Com o nascimento da música moderna, o gênero que mais predomina nos jovens é denominado pop. O termo, que tem sua origem em 1926, refere-se às músicas “com um apelo popular”, normalmente com refrões marcantes e fáceis de serem memorizados. O pop sofreu diversas mudanças, até chegar ao que é hoje. O pop já passou de música romântica para a dançante que observamos hoje.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
REFERÊNCIA 1
História da Música
A origem da palavra ‘música’ vem do grego mousikê, que significa “arte das musas”. Música pode ser definida como “arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons”.
Não é possível definir exatamente quando a música surgiu. Ao longo da história inúmeros gêneros e estilos musicais foram produzidos. Da época medieval, passando pela renascentista, barroca, clássica e romântica, nomes como Bach, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Chopin, Wagner e Villa-Lobos são personagens desse mundo da musicalidade.
Na fase moderna, Jazz, Samba, Chorinho, Blues, Bossa Nova, Rock, Pop, Tropicália, Soul Music, Reggae e MPB foram movimentos que marcaram época e tornaram inesquecíveis nomes como Louis Armstrong, Cartola, João Gilberto, Beatles, Madonna, Caetano Veloso, Bob Marley, Tom Jobim, Caetano Veloso, Elis Regina e muitos outros.
Na antiguidade, a música era utilizada com a finalidade de reverenciar Deus, sendo classificada como Divina (religiosa). Com o tempo a primeira arte saiu do âmbito sagrado, alcançou as massas, o lucro e a fama, sendo chamada de profana ou pagã.
A música influencia comportamentos, épocas e atitudes. Os roqueiros e punks são exemplos de tribos urbanas ‘rotuladas’ através do seu estilo musical preferido. De acordo com as últimas descobertas da ciência, a música também possui um grande poder curativo. Ela estimula, acalma, alegra, entristece, cura… Possui uma profunda ligação com nossos sentimentos.
O ser humano tem contato desde muito cedo com a música. As mães ninam seus bebês, as crianças aprendem cantigas de roda, os jovens não desgrudam do MP3 e os adultos ouvem a rádio no carro ou adquirem o costume de cantarolar no banheiro. Como se pode notar a música está em todo o lugar: no carro, no banheiro, na ‘balada’, na igreja, na rua, no computador… Não existem fronteiras para a melodia.
Não há como pensar em um mundo sem música, pois a própria natureza através do barulho da cachoeira, pássaros, vento e outros elementos faria o papel de compositora e, assim, o homem de alguma forma seria estimulado a assoviar, compor, cantar…
RESUMO
A música foi criada involuntariamente, mas é interessante como nos dias de hoje ninguém vive sem música; em tudo tem música e ela se encontra em todos os lugares, ela mexe com o mais profundo dos nossos sentimentos e nas nossas emoções. As pessoas desde sempre tem contato com a música em diversos aspectos da vida, a música está em tudo - é isso que a faz ser diferente de tudo mais que existe.
REFERÊNCIA 2
A Influência da Música na Sociedade
A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura. O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear efeitos emocionais numa pessoa. Tristeza, alegria, nostalgia, raiva, muitos são os sentimentos que vêm aos ouvintes da música. Estes
sentimentos, quando contidos em várias pessoas, podem gerar movimentos sociais. Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam como meta uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade
Portanto, a música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, especialmente nas classes mais pobres, provocando um declínio cultural. Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação; com o declínio da educação,
aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os políticos, burgueses e outros
monopolizadores da nossa sociedade. É só observar em volta, liga o rádio e escuta o que está tocando, liga a TV no domingo e vê os grupos convidados para tocar nos programas, provavelmente não são grupos tocando canções com letras bem elaboradas e que falem sobre questões sociais, certo?
No Brasil, é predominante o movimento cultural emotivo. Isso porque são produzidas em exagero músicas que só falam de amor, isso é visto em todos os estilos. Não que falar de amor seja algo ruim, o problema é que as grandes emissoras só colocam obras com esse tipo de tema para tocar, parecendo até que estamos num filme de amor, onde tudo são flores.
A população tem que entender como é preciso uma melhoria na arte nacional, pois através dessa melhoria poderão ocorrer efeitos muito significativos na educação. Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral, especialmente nas favelas, facilidade ao acesso a instrumentos musicais, e entre outras ações que podem, juntais, modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando assim a nossa qualidade de vida.
RESUMO
A música também chega a influenciar tanto as pessoas que isso gera movimentos sociais e revoluções, marchas, e tudo mais. E isso antigamente gerou problemas em relação a dominação do povo, pois as músicas constroem um lado critico nas pessoas e nos fazem enxergar as coisas de uma forma que às vezes a televisão ou os jornais não mostram - pois sempre há um determinado interesse por trás.
REFERÊNCIA 3
Gêneros musicais
A música, no que concerne ao repertório, pode ser classificada em gêneros e estilos, a partir
dos elementos musicológicos específicos considerados (a saber, por exemplo: instrumentação e tessitura vocal; forma e estrutura; fórmula de compasso; ritmo; andamento; harmonia e contraponto; etc.), isso quando não se consideram, mais além, a forma ou o conteúdo do texto aplicado (letra ou libreto, no caso específico da música vocal), a funcionalidade (eis, por exemplo, o caso tanto das trilhas sonoras para produções cinematográficas ou televisivas quanto dos jingles e vinhetas publicitárias para veículos de
radiodifusão) ou mesmo a data histórica em que a peça musical foi escrita (concernente à
escola musical). Referidas classificações são, não raro, arbitrárias e controversas, implicando, quase sempre, discussões e até mesmo polêmicas, não só nos círculos sociais
especializados (a citar, por exemplo, os círculos acadêmicos ou de musicólogos), mas igualmente entre o público ouvinte ou espectador. Tamanha dificuldade quanto à classificação do repertório musical em gêneros e estilos se acentua ainda mais a partir do início do século XX, quando a partir do advento da música eletrônica (música que se utiliza também de recursos eletrônicos, fazendo ou não uso dos recursos acústicos), dadas maiores possibilidades criativas e interpretativas, os gêneros e estilos musicais, quantitativamente, multiplicam-se incontavelmente, mormente dentro da música popular.
Muitos não acreditam em uma classificação genérica de gêneros e estilos logicamente consistente (opinião, aliás, que tem se constituído em tendência atualmente), bem como outros argumentam que a classificação, independente de motivo, acarreta necessariamente
limitações (limitações estas que impõem fronteiras ao processo criativo e que, por conseguinte, prejudicam diretamente a evolução da música) - ainda que ninguém negue a possibilidade de se estabelecer semelhanças entre essa ou aquela peça musical, entre o estilo desse ou daquele artista ou grupo musical. Enfim, é lídimo asseverar que os graus de popularidade em determinada região geográfica ou de complexidades criativa e interpretativa de um determinado gênero ou estilo musical são diretamente proporcionais ao número de subgêneros desse mesmo gênero ou estilo musical.
Banda Sonora para o Cinema (ou Trilha Sonora)
• Bandas Sonoras Cinematográficas
• Cinema
Desenhos Animados
• Espionagem
• Original
• Temas Cinematográficos
Banda Sonora para a Televisão
• Banda Sonora da TV
• Bandas Sonoras Televisivas
• Hinos Desportivos
Gravações de Elenco
Musicais
Peças de Teatro
RESUMO
A música é bem interessante, pois ela consegue trazer lembranças, por exemplo: filmes e histórias de novelas ou até lembranças pessoais nossas ou situações que vivemos. Ela traz à tona os sentimentos mais antigos e remotos possíveis. A música tem um poder de trazer inspiração impressionante, os diretores mais conceituados de Hollywood têm esse hábito de fazer trilhas que não deixam nos esquecer de seus filmes.
JUSTIFICATIVA
Escolhemos esse tema, pois é um tema abrangente e que temos grande interesse de saber mais. Nosso objetivo é conhecer um pouco dos vários estilos musicais e entender suas características e seu contexto. Hoje, a musica serve de grande ferramenta tanto para influenciar as pessoas como para fazê-las sentir as emoções emitidas através de sua melodia. Todos os gêneros musicais compartilham um elemento em comum e estes elementos são:
- instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
-texto (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico, etc.);
-função (prelúdio, encerramento, dança, ritual, etc.);
-estrutura (linear, segmentada, repetitiva, etc.);
-contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica,
contextualização cronológica, contextualização etnográfica, etc.).
OBJETIVOS GERAIS
Ampliar nossos conhecimentos sobre os diferentes gêneros musicais e sua influência no comportamento e na vida das pessoas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pretendemos:
-Explorar os diferentes contextos nos quais os gêneros musicais surgiram;
-Avaliar quais as preferências musicais entre adolescentes e entre jovens
universitários;
-Conhecer a linha de pensamento que os gêneros musicais expressam;
-Explorar a influência que a música pode exercer sobre o emocional de uma pessoa.
POPULAÇÃO E AMOSTRA
POPULAÇÃO – moradores da cidade de Bauru, que tem 346.076 habitantes (dado
do site da Prefeitura Municipal)
AMOSTRA – 200 estudantes na faixa etária de 10 a 59 anos, sendo que os
questionários foram distribuídos nos seguintes locais:
-Colégio Dinâmico Centro-Bauru (70 questionários)
-Cursinho Pré-Vestibular Primeiro de Maio - Unesp Bauru (70 questionários)
-Colégio D’Incao-Bauru (60 questionários)
DADOS COLETADOS
QUESTIONÁRIO
ROL - IDADE
1. Idade
2. Sexo
3. Qual gênero musical você mais gosta?
4. Seu gênero musical preferido te influencia de algum modo?
5. Você escuta música com que frequência?
6. Você prefere escutar músicas gravadas ou ir a shows?
7. Qual gênero musical você não gosta?
8. O que mais te impressiona na música?
9. Você acha que a música influencia em seus sentimentos?
10. Você acha que a música pode ser uma meio de reivindicar direitos?
11. Onde você escuta suas músicas normalmente?
12. Você que música, de alguma forma, é importante para a sua vida?
13. Você acha que as músicas atuais tem um teor cultural menor do que as de antigamente?
14. Qual é a época que você mais gosta da música?
15. Qual é seu ritmo de preferência em uma música?
16. Você gosta das músicas presentes na mídia atualmente?
17. Você estuda para provas ouvindo música?
18. Você faz download de músicas:



































Nenhum comentário:
Postar um comentário